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ChatGPT é aprovado na prova da primeira fase da OAB: seria o fim dos advogados?

Como se destacar na internet e driblar a Inteligência Artificial?


O mundo está em constante evolução e, com isso, as profissões também mudam. É claro que a advocacia não poderia ficar de fora dessa transformação digital. Afinal, a internet se tornou uma ferramenta fundamental na rotina de muitas pessoas e empresas. 

Daniel Marques, filósofo, advogado e presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) realizou um experimento com o ChatGPT, aplicando a prova da primeira fase da OAB de 2022. A inteligência artificial acertou 48 das 80 questões de múltipla escolha, diferentemente do resultado obtido em 3 de janeiro de 2023, quando acertou apenas 36 questões. O resultado melhor se deu após a atualização da OpenAI, startup criadora da ferramenta.

Para quem ainda não conhece, o ChatGPT é um modelo de linguagem natural criado pela OpenAI que tem como objetivo responder perguntas e gerar textos.

Por isso, a pergunta que fica é: será que a aprovação do ChatGPT na primeira fase da OAB é o fim dos advogados? É o que veremos ao longo deste artigo.

Mudanças do mundo digital

Não é de hoje que o Nuno digital vem sofrendo mudanças e quem não se atualiza acaba se “afogando nessa maré”. O ChatGPT, assim como outras ferramentas de Inteligência Artifical, vem sendo bastante comentado e dividindo opiniões na internet, seria o substituto de profissões que exigem a inteligência humana?

A resposta é não. Mas, é preciso estar atento às mudanças e se posicionar estrategicamente na internet, para não ficar para trás.

ChatGPT será capaz de exercer a advocacia?

Apesar dos questionamentos e polêmicas sobre futuro dos advogados, é importante ressaltar que o ChatGPT não é capaz de exercer a advocacia de forma plena e autônoma. Ele é apenas uma ferramenta que pode auxiliar os advogados em determinadas tarefas, como na pesquisa de jurisprudência e doutrina, por exemplo. Portanto, a aprovação do ChatGPT na OAB não representa o fim da advocacia, mas sim uma mudança na forma como os advogados trabalham.

A ferramenta vem sendo utilizada no auxílio de produção de contratos e na busca por jurisprudências, otimizando o tempo dos advogados. Mas é importante estar atento às limitações do ChatGPT, pois o mesmo se baseia em dados arquivados na internet até 2021 e não disponibiliza as fontes das respostas aos comandos inseridos na ferramenta. 

Por isso, a inteligência artificial poderá mudar a forma como os advogados trabalham, mas não será capaz de substituí-los. Uma vez que é necessário verificar se as informações disponibilizadas estão atualizadas, se são confiáveis e verdadeiras.

Como se destacar na internet e não se “afogar nessa maré”?

Se a inteligência artificial não é capaz de substituir os advogados, por que é tão importante se posicionar estrategicamente na internet? A resposta é simples: a internet é um meio de comunicação cada vez mais utilizado por pessoas e empresas. E estar presente nesse meio é fundamental para expandir sua rede de contatos, prospectar clientes e fortalecer a sua marca.

Além disso, estar presente na internet permite que os advogados possam compartilhar informações relevantes sobre a sua área de atuação e se tornarem referência no assunto. Isso aumenta a visibilidade do profissional e pode gerar novas oportunidades de negócio.

Mas, como se posicionar estrategicamente na internet? E se destacar nessa maré de informações? 

A resposta é: entender o que o seu público quer ouvir, quando quer ouvir e como quer ouvir. Afinal, o Marketing Jurídico não é sobre o direito e sim sobre o que os seus potenciais clientes querem. É preciso entender que seu maior concorrente não é seu colega de profissão e sim a atenção das pessoas.

Com isso em mente, algumas técnicas são importantes para garantir o sucesso, são elas:

  • Definição do DNA de conteúdo, ou seja, a definição do seu posicionamento único, proposta única de valor do seu conteúdo, transformação que o seu conteúdo entrega, BIG IDEA e ideias secundárias.
  • Jornada de compra do seu cliente ideal, ou seja, qual o caminho o seu potencial cliente precisa seguir para chegar ao fechamento do contrato?
  • Entender quais os canais digitais você precisa estar para alcançar os clientes que irão te contratar. Esqueça essa história de estar apenas no Instagram.
  • Linhas editoriais de conteúdo, ou seja, quais os assuntos que você deve abordar nos seus conteúdos na internet?
  • Definição de um nicho específico. Não pense que é possível se tornar autoridade em um assunto generalista, afinal, quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém.


Mas, é importante ressaltar que a estratégia é um trabalho contínuo e que exige dedicação e conhecimento técnico.

Portanto, é importante que as advogados estejam atentos às mudanças do mercado e se posicionem estrategicamente na internet. A aprovação do ChatGPT na primeira fase da OAB não é o fim dos advogados, mas sim um lembrete de que a advocacia está em constante evolução. E, para se destacar nesse mercado, é fundamental estar presente no meio digital e investir em estratégias de conteúdo eficientes.

Agora que você já entendeu que se posicionar estrategicamente na internet é uma URGÊNCIA para quem quer ter sucesso na advocacia, clique no link abaixo e entenda como posso te ajudar nessa jornada do posicionamento estratégico.

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