Muitos advogados são céticos quando pensam sobre a importância do Blog dentro do Marketing Jurídico, mas a verdade é que esse é um meio eficiente para conquistar mais clientes na advocacia, de forma ética, sem infringir o Código de Ética da OAB.
Se for bem alinhado a uma estratégia de conteúdo eficiente e voltada para o seu público alvo, os advogados que utilizarem tal mecanismo de buscas vão colher bons frutos ao longo do tempo.
Neste artigo, você entenderá a importância do Blog no Marketing Jurídico e quando usá-lo de forma eficiente.
Buscas ativas pelo assunto
Enquanto muitos gastam esforços apenas no Instagram, outros poucos investem na estratégia de Blog e saem na frente. Na rede social normalmente as pessoas consomem conteúdo de forma passiva, ou seja, consomem o que aparece no feed de notícias, por outro lado, pessoas interessadas em resolver problemas específicos buscam no google exatamente o que querem encontrar.
Em 2020 as buscas sobre direitos trabalhistas cresceram 50% entre março e maio, em relação ao ano anterior. Saber o momento que seu cliente ideal está passando e produzir conteúdo focado nisso vai te fazer ter mais retornos de clientes, demonstrando a importância do blog no mundo jurídico.
Reforça a autoridade do advogado
Muito se ouve falar sobre criar autoridade para conseguir fechar novos contratos, mas poucos explicam como fazer isso. E aqui entra a importância do blog ser incluído na estratégia do Marketing Jurídico.
Mostrando que você domina o conteúdo, conhecendo a sua audiência e trazendo soluções práticas para microproblemas dos seus clientes, vai conseguir reforçar na mente das pessoas que você é uma autoridade sobre aquele assunto.
Multiplicação de energia
O seu conhecimento, repassado de forma clara para o seu público através dos artigos publicados em blog farão com que você “multiplique a sua energia”, uma vez que o conteúdo publicado pode ser entregue durante anos.
Desta forma, é extremamente importante que se faça um acompanhamento constante de métricas, palavras-chaves e hiperlinks inseridos ao longo do texto, para garantir que o SEO esteja otimizado, entregando os artigos nas primeiras posições apresentadas no meio de buscas.
De acordo com pesquisas, cerca de 28.5% dos usuários que realizam buscas no Google acessam o site que aparece na 1ª posição, enquanto a 2ª posição recebe cerca de 15.7% dos acessos e o 3º com 11%.
Relacionamento de confiança
Quando você conhece o seu público, sabe exatamente o que ele busca e deseja, você conseguirá passar informações úteis que vão gerar confiança no seu trabalho.
Deixando de lado o “juridiquês”, a advogada pode se tornar uma fonte confiável sobre determinado assunto, se tornando a primeira opção na cabeça das pessoas que precisarem de uma consulta jurídica.
Assim como é retratado no livro “Marketing de Conteúdo Épico” de Joe Pulizzi, é necessário observar e fazer uma autocrítica: “se eu parar de produzir conteúdo, a minha audiência vai sentir falta?”
Quando entendemos isso percebemos se o nosso conteúdo está sendo efetivo ou não, pois o maior objetivo precisa ser o de que as suas plataformas se tornem a única fonte de informações necessária sobre a sua área de atuação, para o seu público.
Blog no Marketing Jurídico: Quando usar?
A verdade é que, apesar de muitos ainda não acreditarem na importância do blog dentro das estratégias de conteúdo, ele se mostra cada vez mais eficiente para o posicionamento estratégico. Basta lembrar que todas as dúvidas sobre problemas específicos são buscados no Google.
Nunca é tarde para começar. Se você ainda não desenvolveu artigos jurídicos específicos para a sua audiência, essa é a melhor hora para começar a produzir. Entenda que o artigo de blog não é o mesmo que um artigo acadêmico, ele precisa seguir uma estrutura para alcançar os resultados esperados.
Se você já está convencido da importância do blog no seu marketing, mas ainda não sabe como pode fazer artigos com base nas estratégias de SEO, clique AQUI e solicite o orçamento de artigos produzidos por uma jornalista e especialista em Marketing Jurídico.